Mergulho através de Liveaboard em Jardines de la Reina
O Parque Nacional Jardim de la Reina, é o maior do país como uma extensão marítima em torno de 2 170 km². É o maior reduto virgem de vida marinha cubana.
Um paraíso subaquático é tudo o que virá à mente quando você entrar na água pela primeira vez.
Imagine as paredes verticais cobertas de esponjas de cores vivas, enormes Corais Pilar, corais negros estendendo seus galhos na água azul contrastante.
Muitas espécies de gorgônias, corais mostrando suas belas formas através de fendas, cânions e cavernas. Os manguezais proporcionam uma incrível área de berçário para as populações de animais, filtrando a água que vai para o recife junto com os leitos de ervas marinhas e em troca recebendo proteção da energia das ondas do mar aberto; tudo interligado em uma rede muito frágil que ajuda a manter sua variedade, riqueza e esplendor.
Os locais de mergulho e snorkel estão bem protegidos dos ventos e das correntes marítimas. A visibilidade é superior a 40 metros.
Jardines de la Reina é um Parque marinho maravilhoso, tanto dentro como fora da água, é provavelmente o grupo de ilhas mais importante do Caribe. Além disso, este parque marinho atua como um refúgio crítico para as aves norte-americanas que migram ao longo da rota pela Flórida e Golfo do México até a América do Sul.
Este santuário de vida selvagem abriga mais de 68 espécies de aves migratórias.
Há inúmeros pontos de mergulho em Jardines de la Reina, onde podemos destacar, “Pipin”, com profundidades entre 15 e 24 metros, oferece cavernas e cânions que correm perpendiculares à costa para depois formar uma queda abrupta. Na região do paredão, os recifes de coral possuem vida marinha abundante, com cardumes de cocorocas, xaréus e Pirapemas, além de raias-pintadas e tartarugas. Tubarões-martelo curiosos podem vir das regiões mais profundas também, além de tubarões-seda.
Vicente é outro ponto com paredão incrível, com colônias de coral-negro e visibilidade em torno dos 40 metros. Aqui é outro local em que os tubarões podem ser avistados no azul.
Um dos pontos de mergulho mais populares da região é Farallon. A grande montanha possui corais nos primeiros 17 metros de profundidade, descendo até a marca dos 29 metros para encontrar o fundo de areia. O coral é dividido em quatro partes por túneis de 30 metros de extensão, 3 metros de largura e 10 metros de altura, com aberturas no topo que deixam a luz natural entrar, criando uma paisagem deslumbrante.
O dia começa com um café da manhã, e nossos instrutores de mergulho estarão prontos para mergulhar a partir das 8h e serão feitos 3 mergulhos diariamente.
Barcos de mergulho rápido que acompanham os liveaboards são usados para chegar aos pontos de mergulho, tendo a oportunidade de explorar diferentes locais a cada dia e apreciar a vista dos canais de mangue, praias virgens, pássaros e outras faunas exuberantes durante os passeios.
A comida a bordo das embarcações é uma seleção maravilhosa da culinária cubana, frutos do mar e vegetais frescos grelhados, além de muitas delícias internacionais. Os chefs são bem versados em muitos estilos diferentes e certamente irão surpreendê-lo durante a sua estadia a bordo. Além disso, há um bar completo com uma seleção de cervejas e rum cubanos, vinhos internacionais e uma variedade de bebidas. A equipe atenciosa estará lá para cuidar de todas as suas necessidades e garantir que você tenha uma maravilhosa viagem.
Quando se fala de Cuba, imagina-se apenas uma grande ilha no mar do Caribe, mas o arquipélago cubano é composto por muito mais, são aproximadamente 4195 ilhas. Famosa por ser um dos últimos bastiões do socialismo no planeta e calo nos sapatos do Tio San, políticas à parte, Cuba é acima de tudo um lugar privilegiado pela natureza.
Seus mares já foram palco de histórias de piratas, tentativas de invasão e fuga de refugiados.
Mas nas últimas décadas, porém, os mares de Cuba estão sendo invadidos por um grupo que não tem nada a ver com política: mergulhadores.
O destaque deste parque está em determinadas populações que têm as maiores densidades de biomassa de Cuba e possivelmente das ilhas do Caribe.
Populações de tartarugas e conchas também estão presentes e consideradas de grande importância. A presença de grandes cardumes de espécimes de peixes e outras águas mais profundas é uma constante neste parque, entre eles estão os tubarões: cabeçudo , brincalhão e o tubarão-baleia também estão presentes.
Além de impressionante variedade de vida marinha, a flora e fauna acima da superfície são fascinantes. Comumente avistará águias, pelicanos, fragatas, colhereiros, e muitos tipos diferentes de garça. O único mamífero é o “Jutia”, enquanto répteis são representados por uma grande população de iguanas. A flora é principalmente constituída de palmeiras, diferentes formas de pinheiros do Caribe, uvas do mar e de mangues sempre presentes.
Jardines de la Reina é uma das regiões mais atraentes em Cuba para a conservação, juntamente com o desenvolvimento sustentável e de impacto baixo, devido à sua biodiversidade, estado de conservação, beleza, tamanho e fragilidade alta dos seus ecossistemas. A preservação incentivada por medidas de protecionismo do governo Cubano é o segredo desse milagre. Também contribuem para a conservação do lugar a distância da costa, a ausência de população local e o ciclo das marés que descarregam várias vezes ao dia uma profusão de nutrientes que abastecem e garantem a base de uma riquíssima cadeia alimentar. Sem a intervenção humana, não existem detritos de nenhuma natureza. Nos mergulhos, nota-se que a natureza não foi tocada pelo homem.
Aqui estão catalogadas mais de 165 espécies de invertebrados marinhos, 60 de esponjas, 77 de corais, 167 espécies de peixes na zona recifal e mais de 58 nas regiões de mangue.
O número de peixes supera em muito que se vê em outras regiões de CUBA, algo surpreendente, mesmo comparado com outras regiões de proteção marinha do mundo.
Um dos sinais mais evidentes da saúde dos recifes e grande atrativo para os mergulhadores é a enorme quantidade de tubarões de diversas espécies, sempre os primeiros a sucumbir quando há desequilíbrio do ecossistema, fazendo deste destino um dos melhores lugares do mundo para o mergulho e para mergulhos inesquecíveis com os tubarões!
Além dos belos mergulhos, a simpatia dos Cubanos é uma atração à parte. O povo de Cuba tem vários pontos em comum com o Brasil: a miscigenação de raças, a musicalidade e a alegria, e um outro local que é parada obrigatória é Havana, se possível ficar uns dois ou 3 dias.
A cidade de Havana é o capital da república de Cuba e foi fundada em 1515. Por séculos, foi parada obrigatória para frotas de embarcações. No início do século XVI, as frotas armadas em seus galeões saiam de Sevilha principal cidade espanhola na época, para coletar prata, esmeraldas, ouro, tabaco e outros tesouros exóticos do mundo novo. Foi assim que Havana se transformou no ponto principal do império espanhol nos Américas, e joia da coroa.
Viajar para Cuba é uma experiência diferente. O país é, digamos assim, uma relíquia ideológica: continua comunista quando nem a União Soviética existe mais. Mas seu comunismo é tropical e latino e o governo tolera as atividades particulares, o que gera uma economia informal em grande parte alimentada pelos dólares dos turistas. Não é nenhum segredo: Cuba é hoje o país do semi clandestino. Todo mundo que tem um velho carro é um pouco motorista de táxi, todo mundo é meio dono de pensão, sempre disposto a alugar sua própria casa a estrangeiros, existem restaurantes que são particulares (os paladares), e assim se vai levando…
Independente de apreciar ou não o regime cubano, é difícil não reconhecer que Havana é uma cidade “muy hermosa” e, apesar das dificuldades por que passa o país, é muito alegre.
Necessário, passaporte com 06 meses de validade, vacina contra febre amarela, visto cubano e seguro assistência,
ROTEIRO DIA A DIA PARA TODAS AS EMBARCAÇÕES EXCETO AVALON IV:
Dia 01 (sexta-feira) Em horário determinado, aéreos de São Paulo ou outra localidade com destino a Havana - Cuba. Chegada, traslado ao hotel para pernoite.
Dia 2 (sábado): Os hóspedes precisam estar em Jucaro por volta do meio-dia. (Recomenda-se a saída de Havana por volta das 4h00).
À tarde, faça um passeio de barco pelos manguezais e complete um mergulho de verificação para se familiarizar e certificar-se de que todos os equipamentos estão em boas condições.
Dias 3 ao 8 (domingo a sexta): Geralmente o dia começa com um despertar às 7h00, para o café da manhã. Nossos instrutores de mergulho estão prontos para mergulhar a partir das 8h.
Durante os briefings, nossos experientes instrutores explicarão cada detalhe do mergulho, desde o que será visto em um determinado local até o comportamento correto ao mergulhar com tubarões ou destaques da área e características especiais da vida marinha presente. costumavam chegar a pontos de mergulho tendo a oportunidade de explorar diferentes locais a cada dia e apreciar a vista de canais de mangue, praias virgens, pássaros e outras faunas exuberantes durante os passeios.
Após o primeiro mergulho, intervalo de superfície em uma das belas praias. Segundo mergulho e, ao meio-dia, os barcos retornarão para o almoço. Juntamente com o instrutor, reserve tempo para mergulhos à tarde ou para excursões pelos canais da lagoa e manguezais.
Voltando ao Liveaboard, é hora de beber um mojito congelado, aproveitar a pizza da tarde e conversar sobre os mergulhos. Por volta das 20h, o jantar é servido e, como uma família, todos se reúnem em volta da mesa.
A equipe estará em contato a cada minuto para atender e receber solicitações ou sugestões especiais.
À noite ao lado do bar, para ver fotos e vídeos respirando a atmosfera do mar, é hora de planejar com os instrutores o que vai acontecer no dia seguinte. Em Jardines de la Reina, nossa temporada é o ano todo. Uma semana normal inclui 18 mergulhos de domingo a Sexta-feira.
Dia 8 (sábado): Retorno ao continente para desembarque aproximadamente às 9h em Jucaro.
Traslado de Jucaro para Havana e acomodação no hotel contratado para pernoite.
Dia 09 (Domingo) Em horário determinado, traslado do hotel para o aeroporto, para embarque com destino ao Brasil, fim dos nossos serviços.