Conhecendo Cayo Largo Cuba: Mergulhos, praias paradisíacas e dicas de viagem!

Cayo Largo Del Sur: Cuba

Viajar a Cuba é uma experiência diferente de se viajar a outros países, os cubanos atuam num ritmo bem lento, bem ao nosso estilo baiano. Brincadeiras à parte, a miscigenação de raças, a musicalidade e a alegria são muito parecidas com a do povo brasileiro e como nós, estamos engatinhando no quesito “turismo”, assim não se incomode se as coisas não acontecerem tão rapidamente ou especialmente do jeito que gostaria, peça de novo e com a paciência dos orientais. Tenha certeza, com isso sua viagem ficará muito mais agradável.

O país é, digamos assim, uma relíquia ideológica: continua comunista quando nem a União Soviética existe mais. Mas seu comunismo é tropical e latino e o governo tem tolerado e porque não dizer até incentivados atividades particulares, o que gera uma economia informal em grande parte alimentada pelos dólares e euros dos turistas (qualquer semelhança é mera coincidência).
Não é nenhum segredo: Cuba é hoje o país do semiclandestino. Todo mundo que tem um velho carro é um pouco motorista de táxi, todo mundo é meio dono de pensão, sempre disposto a alugar sua própria casa a estrangeiros, existem restaurantes que são particulares (os paladares), e assim se vai levando…
Independente de apreciar ou não o regime cubano, é difícil não reconhecer o país é acolhedor e que Havana é uma cidade “muy hermosa” e, apesar das dificuldades por que passa o país, também é muito alegre.
Famosa por ser um dos últimos bastiões do socialismo no planeta e calo nos sapatos do Tio San, políticas à parte, Cuba é acima de tudo um lugar privilegiado pela natureza.
Seus mares já foram palco de histórias de piratas, tentativas de invasão e fuga de refugiados, mas já a um bom tempo, os mares de Cuba estão sendo invadidos por um grupo que não tem nada a ver com política: “MERGULHADORES”.
O arquipélago cubano é composto por aproximadamente 4195 ilhas, aliás, a própria Cuba é uma ilha, a maior delas em todo o Caribe, são 5640km de litoral sem falar no litoral das outras 5.194 ilhas, pouco menos da metade do litoral brasileiro.
Aqui se abrigam naufrágios, penhascos, labirintos com mais de 20 cavernas, acrescente as “cuevas” quase infinitas.

Cuba permite que mergulhadores explorem, alguns ambientes de recifes estão tão saudáveis quanto os que foram encontrados em sua época do descobrimento, é mergulhar num tempo onde a poluição e a pesca excessiva ainda não danificaram a maioria dos corais, suas águas são rigorosamente patrulhadas tendo leis de proteção.

Descubra você também um paraíso para os amantes da prática do mergulho e também é um dos poucos países onde você pode escolher em hospedar-se e mergulhar no mar do Caribe ou do Oceano Atlântico e se tiver tempo, por que não nos dois?
Cuba possui uma incrível diversidade de vida selvagem tanto em terra quando debaixo d’água. Fazendo parte do segundo maior recife de coral do mundo, ela ostenta aproximadamente 700 espécies de peixes e crustáceos, incluindo enormes meros-pretos, peixes-napoleão, peixes-anjo, uma variedade de raias, moreias, nudibrânquios, atuns, peixes-leão e muito mais.
Os mangues são o lar de lindos peixes-boi, que são difíceis de encontrar, mas incríveis de ver em um mergulho. Ao longo de Cuba, as praias fornecem sítios reprodutivos para cinco espécies de tartaruga, incluindo a criticamente ameaçada tartaruga-de-pente.

Um dos principais atrativos dos mergulhos em Cuba são as quase 100 espécies de tubarão que vivem aqui, para citar alguns: limão, enfermeiro, touro, seda, ponta-negra e bico-fino. Os golfinhos também aparecem com frequência; algumas espécies que você poderá ver são o golfinho-de-risso, o rotador, o golfinho-de-fraser, o clímene e o riscado.
Durante alguns meses do ano, é até possível mergulhar com tubarões-baleia nas águas cubanas. Novembro é o mês mais provável de vê-los aqui.
Há vários excelentes locais em Cuba para mergulhar dentre eles; Ilha da Juventude, Maria La Gorda, Cayo Largo, Varadero, Santa Lucía, Jardines de La Reina, Cayo Levisa, Guardalavaca, e é claro, Cayo Coco, dentre outros, cada um com sua característica, mas todos igualmente com fantásticos mergulhos.

Não há qualquer outro país no Caribe que tenha tantos lugares formidáveis para mergulhar como Cuba.

Cayo Largo del Sur: a joia escondida do Caribe

“Cayo Largo del Sur” é famosa pela beleza extraordinária de suas praias quase virgens, de areias brancas, águas transparentes azul turquesa correspondendo totalmente a imagem idealizada de ilhota do Caribe, mais que isso, não se resume a longas e belas praias.
Em torno dela, há dezenas de bancos e areia e ilhotas cercadas por com águas rasas e transparentes, em diversos tons de azul.
Além de Havana, Cayo Largo também recebe voos internacionais vindos da Europa, fazendo deste destino um dos mais visitados de Cuba.

Localizada 160 km ao sul de Havana, e a 135 km da Ilha da Juventude, no mar do Caribe, são 27 quilômetros de reserva natural com uma importância incalculável no ecossistema da região, é um verdadeiro paraíso para a pratica de esportes subaquáticos e náuticos ou simplesmente para olhar descansar e admirar a linda paisagem.
Foi local de passagem dos mais conhecidos piratas e corsários dos mares e também de Cristóvão Colombo quando passou pela segunda vez, e estava a caminho da Ilha de San Juan.
Acredita-se que o navegante inglês Sir Francis Drake pode ter chegado à ilha durante a sua viagem pelo mundo, já que muitos piratas a usaram como base durante a época.
No geral, as praias de Cuba são fantásticas, e em Cayo largo isso é enfatizado, com areias brancas, águas quentes e de um azul translúcido que beira a perfeição, sobretudo a “Playa Sirena e Playa Paraíso”.
Poderá optar por várias excursões embarcadas a várias ilhas próximas como Cayo Rico, Iguana de Cayo, Cayo Pros, Cayo Cantiles e Cayo Rosario, finalizando o passeio almoçando frutos do mar numa praia paradisíaca.
Aqui encontrará um paraíso natural onde você poderá incorporar a estória de “Robinson Crusoé”, obviamente com todo o conforto, sair da vida agitada da cidade! Uma ilha quase virgem para as pessoas que apreciam a natureza e animais selvagens, havendo inclusive praias para naturalistas.
Cayo Largo oferece uma grande variedade de esportes aquáticos, com geografias privilegiadas, rodeadas por recifes de coral relativamente rasos, fazem do lugar ideal para a prática do mergulho livre desfrutando de belas paisagens submarinas.
Para mergulhadores Scuba, são 30 pontos demarcados com imensa diversidade marinha, paredões e cavernas.

Se você estiver procurando um local com grandes centros comerciais, shoppings, ou Mcdonalds, você ficará decepcionado.
Mas, se você procura, tranquilidade, atmosfera relaxada, e acima de tudo ter a oportunidade de interagir com a natureza, então você está no lugar certo.

O que fazer em Cayo Largo:
Você está em Cayo Largo, e os principais atrativos dessa ilha são as praias, suas águas e a vida marinha.
Então vamos ao primeiro, os seus sonhos de praias idílicas de areia branca e água azul turquesa pode ser realizado, basta visitar as praias, se deleitando com a paisagem de Playa Paraíso, só isso, já justifica a viagem, conhecida também como Maldivas do Caribe, foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo.
A praia conta com um pequeno bar que serve alguns petiscos, cerveja gelada bucaneiro ou Sol e a homônimo Tu-Cola, normalmente não tem muitas pessoas, visto que não há muitos resorts na ilha, um verdadeiro paraíso que com sorte pode ser só seu!.
A vizinha da Paraiso, a Playa Sirena, também é maravilhosa, é a mais extensa onde os mais de 2 km são protegidos das ondas e do vento, menos rústica, por outro lado conta com maior estrutura e opções de lazer, com música, rede de vôlei, maior quantidade de barracas e bar. Dependendo da maré é possível ir a pé de uma para outra.   A praia tem uma zona com golfinhos onde pode brincar com eles. Os habitantes locais recomendam que passeie pela praia inteira desde os golfinhos até os ver de novo no outro lado
Para se chegar as praias saindo do seu hotel, você precisará pegar uma van ou um trenzinho (custo de U$1) por pessoa, ou através de um trilha, que é bem longa, para quem é sedentário não é recomendado.
Essas praias estão isoladas o suficiente de complexos turísticos, de modo a preservar uma atmosfera de tranquilidade.

Agora, uma sugestão que vale a pena, após seu jantar, peça seu drink preferido, aconchegue-se nas poltronas ou cadeiras reclináveis no entorno da piscina do seu hotel e se maravilhe em ver o quão estrelado o céu pode ser.
Fazer uma visita a Granja de las Tortugas, onde poderá contemplar um espetáculo oferecido pelas tartarugas na época da desova. Além de poder observar algumas espécies no centro, também são organizadas excursões noturnas a várias praias de Cayo Largo durante a época de nidificação desses animais.

Cayo Largo oferece uma grande variedade de esportes aquáticos, com geografias privilegiadas, rodeadas por recifes de coral relativamente rasos, fazem do lugar ideal para a prática do mergulho livre e mergulho Scuba.
Como a Ilha da Juventude, Cayo Largo del Sur é uma parte do arquipélago de Los Canarreos, dispõe de 2 centros de mergulho, um cubano outro alemão.
A área de mergulho está subdividida em 3 áreas, a primeira nas mediações do Cayo, com muito corais e mergulhos mais rasos; Cayo Rosario, a 30km de distância, com um fundo muito peculiar, formado por um labirinto de corais; e uma terceira área, Golfo de Cazones, a 48km a noroeste de Cayo Largo, com espetaculares mergulhos em paredões, gorgônias, corais negros, tarpões e um blue hole (blue hole de la sigua).
Com mais de 30 pontos de mergulho, a diversidade marinha inclui raias, lagostas, peixes tropicais e, no inverno, até tubarões-baleia. Há também pequenos naufrágios acessíveis tanto a mergulhadores experientes quanto iniciantes, desperta interesse, pela diversidade de vida marinha, e por um grande número túneis, cavernas e paredes íngremes com gorgônias.

Também encontrará, espetaculares formações de coral, raias, lagostas, peixes tropicais, barracudas que habitam e no inverno com sorte até um tubarão baleia nestas águas.

Lá encontrará pequenos naufrágios, acessíveis a mergulhadores experientes bem como aos novatos.
Se aprecia a natureza, ficará em êxtase diante das mais conhecidas espécies animais. Cayo Largo del Sur está cheio de belas iguanas e é o lugar ideal para admirar a forma como centenas de tartarugas marinhas depositam os ovos na calorosa areia branca ou para que tome a decisão de realizar o sonho de nadar com golfinhos.

Se é adepto ao naturismo, este também é o seu lugar, já que nos últimos anos se tornou um dos pontos de naturismo mais apreciados em Cuba para os seguidores dessa prática, que convivem em perfeita harmonia com os restantes visitantes.
Para chegar neste paraíso você precisa pegar um voo a partir de Havana ou de Varadero.

A recepção no pequeno aeroporto Vilo Acuña de Cayo Largo é muito animada, enquanto aguarda suas malas na esteira, há uma apresentação de um grupo musical cantando e tocando salsa ou alguma música que estejas nas paradas musicais.
(obs: Os voos de Varadero a Cayo largo estão suspensos já a alguns anos, e não temos informação de quando irão retornar).
O avião sai do pequeno aeroporto militar de Baracoa, em Havana, em um voo operado pela Aerogaviota, com duração de uns 40 minutos e aí você tem duas opções, voos logo cedo, normalmente às 07h00 ou no final do dia, só que aí não vai aproveitar esse dia.  Quando você compra antes de 24hs não terá essa informação e deixar para comprar em cima da hora, é bem possível que não haja lugar, logo se torna quase que obrigatório comprar junto de uma agência de viagens local ou até mesmo de seu país de origem é mais produtivo e seguro, sim e vai além, Cuba é o único país que ainda utiliza bilhetes físicos de viagem, é, aquele que comumente era chamado de passagem rss. Normalmente quando uma agência do Brasil comercializa, recebe um voucher que será substituído pelo receptivo local pelo bilhete.

Além dos belos mergulhos, a simpatia dos Cubanos é uma atração à parte. O povo de Cuba tem vários pontos em comum com o Brasil: a miscigenação de raças, a musicalidade e a alegria. Um local que é parada obrigatória é Havana, por onde deverá normalmente chegar vindo do Brasil, se possível ficar uns dois ou 3 dias, capital política do arquipélogo, Havana velha “la Habana Vieja” intensa romântica e bonita.
O novelista americano Ernest Hemingway, que viveu por lá pelos  últimos 22 anos de sua vida, disse que em termos da beleza, apenas Veneza e Paris superam o encanto de Havana, acho que ele viveu no período contemporâneo de Havana onde as construções eram novas ou em bom estado de conservação, de qualquer forma, é o que ele achava, e quem sou eu para discordar.

O que lamentavelmente podemos dizer, é que nas últimas décadas, Havana perdeu um pouco do seu glamour, pela falta de recursos em manter seus monumentos e a rica arquitetura colonial, mas está havendo um grande esforço em recompor este ainda belo cenário em suas condições originais. Havana tem muitas atrações, praias muito bonitas (sem areia), a arquitetura colonial, e áreas de recreação.
A cidade tem hotéis das principais cadeias Canadenses e Espanholas, clubes noturnos e bons restaurantes. A vida cultural é notável neste mosaico enorme onde as tradições espanholas e africanas vão em conjunto criar sua própria identidade.
Esqueça por completo aquela imagem totalmente distorcida que vem do exterior, onde Cuba é um local cheio de comunistas que comem criancinhas, só tem guerrilheiros armados até os dentes. Você haverá de constatar que a diferença única é do ponto de vista cultural e político.
Havana tem inúmeras atrações a serem visitadas e descobertas, o Capitólio, o Aquário Nacional, Castelo do Morro, fábricas de charutos entre outras, mas aí, são outras histórias, conheça Havana através de outra matéria, veja em: O que você precisa saber antes de viajar para Cuba!

Internet e telefonia em Cuba:
Se conectar à internet em Cuba, é um desafio! Poderá fazê-lo na maioria dos hotéis, mas a velocidade é quase como na época da internet discada e diferente dos demais países, ela será paga mesmo que seja somente no wi-fi. Fora deles a internet é um pouco pior, bem limitada, o sinal é ainda muito precário e lento. Para obter a conexão, ainda em baixa velocidade, é necessário comprar um cartão pré-pago, que poderá ser utilizado nas zonas de wi-fi em todo o país chamadas de “Telepuntos”, como praças, parques públicos e na maioria dos hotéis.

Assim como a internet, o serviço de telefonia é também insatisfatório. Telefonar para o Brasil de telefone fixo sai caro e nem sempre a ligação é completada. Se houver necessidade, você pode usar um cartão telefônico, vendido em vários estabelecimentos e funciona bem melhor.

Seguro Assistência:
O seguro-saúde é exigido à partir de 2010, tornou-se obrigatório para quem viaja ao país. Você deve adquirir seu seguro no Brasil e levar um comprovante na viagem; caso não tenha feito o seguro e seja requerido, será necessário comprá-lo em Cuba, no próprio aeroporto.

Se você gosta de mergulho, conhecer novas culturas, Cuba e especialmente a Ilha de Cayo Largo são sem dúvidas lugares que não podem faltar em seu log-book e principalmente, na sua lembrança.

Equipe Viagem & Mergulho
Porque viajar é compartilhar emoções e experiências.

Abraços e bons mergulhos,

 

 

www.viagememergulho.com.br
(11) 99603.5803          

             

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,